domingo, 3 de agosto de 2008

No dia em que fui assaltada...


Hoje ao ver a esta notícia no DN,

05 de Setembro de 2005, 2h20. Véspera de ida para férias...

Acordara minutos antes com o ladrar do cão. Já não era habitual o cão ladrar meio da noite. No princípio sim... inadaptação, mimo. Entretanto o L também acordou e perguntou:
-Que horas são? Porque ladra o Bono?
-São 2h20. Não sei porque é que o cão ladra. Que chatice! Ainda acorda os vizinhos! Vou lá abaixo ver se o calo!
Nesse preciso momento toca a campainha. A minha primeira reacção foi:
-Estás a ver...os vizinhos estão chateados!
Levantei-me e fui atender:
-Sim, boa-noite
-Boa noite vizinha, -era o vizinho da casa em frente- É para lhe dizer que tem as luzes da garagem acesas e a porta aberta.
Ainda meia confusa, o sono, o cão a ladrar, a campaínha a tocar... tudo isto às 2 da manhã; respondi:
-Obrigada, já vou apagar.
Acabei de apertar o robe, virei-me para o meu marido e disse:
-Deixaste os portões abertos e as luzes acesas da garagem!
-Eu?- Perguntou ele sem se levantar e, enquanto eu me dirigia para a escada.
Quando cheguei â garagem, espectáculo inesquecível: portões abertos,tudo que era luz acesa e o vizinho no cimo da rampa à minha espera.
Ainda abri a boca para dizer obrigada mas de repente apercebi-me: faltava o carro! Tínhamos sido assaltados!
Virei-me para a escada e gritei:
-L, fomos assaltados, levaram-nos o carro!
O vizinho disse então as primeiras palavras:
-Tenha calma.
-Mas eu vou de férias amanhã... aliás hoje!
-Vou buscar o telefone para liga à policia, continuei.
Quando vou para pegar no telefone, outro berro:
-L, levaram a minha carteira, levaram os telemóveis...L, eles andaram aqui em cima!
Desci as escada, incrédula...como não tinha sentido nada? Lembrava-me agora de minutos antes ter ouvido um carro, mas pensei tratar-se do vizinho a chegar...era fim de semana...normal chegar aquela hora!
Apressei-me a telefonar para a policia e de imediato ligar para os bancos a cancelar os cartões que estavam na carteira...
Enquanto a polícia não chegava, resolvemos telefonar para os telemóveis...atenderam!
-Sim boa noite, respondeu uma voz do outro lado.
-Onde está o meu carro?-perguntou o L
-Boa noite, amigo, tenha calma e seja educado. Se quer o seu carro, vá buscá-o.
Então o assaltante disse onde estava o carro, mas que levasse a chave, pois a do carro tinha-se partido!
Quando a polícia chegou e relatamos estes factos todos, só olhavam para nós incrédulos e diziam:
-Tenham calma, já vamos buscar o carro!
Fomos com os polícias no carro patrulha até ao local onde os assaltantes diziam estar o carro.
quando estavamos a chegar ao local indicado, o carros patrulha foi abordado por dois homens, polícias à paisana, que depois de confirmarem a nossa identidade, perguntaram se éramos proprietários daquela viatura. Depois de termos respondido afirmativamente, informaram-nos que o carro tinha estado envolvido num acidente e tanto o nosso como o outro estavam bastante danificados!
Os policia já andavam à nossa procura desde as 2h40, hora do acidente, até tinham ido à nossa antiga morada.
Explicamos que tínhamos mudado de casa há 3 meses e que ainda estava em curso o processo de mudança de moradas.
Bom, o carro estava bastante danificado: o guarda lamas dianteiro todo danificado, a direcção desse lado partida...enfim foi para casa de reboque e no dia seguinte para o concessionário para reparar.
Depois disso, foi um longo processo de seguros, reparações, dinheiro da férias perdido e, essencialmente, noites de sobressalto!
É a nossa casa, o nosso porto de abrigo, que é invadido! Ficamos sem saber onde estamos seguros... em lado nenhum...é o que nós sentimos!
Durante quase dois anos não houve uma noite que dormisse seguida e, qualquer movimento diferente, acordava e ficava de alerta.
A carteira apareceu, mas o resto não. Os cartões foram cassados pelas caixas ATM nessa mesma noite. Como eu telefonei para as linha directas, os assaltantes não tiveram hipóteses de os usar.

Agora ao fim de 3 anos fique a saber que se chama 'Homejacking' e que a polícia está preocupada com este tipo de assalto!
Ainda hoje estou para saber porque fui assaltada, por quem e o desfecho do processo! A única vez que fui contactada, foi para ir à polícia buscar a minha carteira!




Sem comentários: