sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

5 'S'

5'S' são as iniciais de 5 palavras japonesas Seiton, Seiri, Seiso, Seiketsu e Shitsuke. Na empresa onde trabalho, costumamos usar este método para fazer arrumações e manter a ordem na 'casa'. É claro que podemos fazê-lo em qualquer sítio, pois é muito fácil de implementar... e funciona!

Eu normalmente sigo estas regras e consigo manter as coisas arrumadas... é claro que muitas vezes tenho de voltar ao Seiton... foi o que aconteceu na terça feira na minha garagem...o Seiso tinha 'desaparecido'!

Então aqui vai o significado dos 'S':

SEITON significa providenciar a ARRUMAÇÃO e deixar tudo em ORDEM.
-Todos os materiais (sejam quais forem) necessitam ser mantidos em ordem, para que possam ser encontrados de imediato e estejam prontos para uso sempre que necessários. Deixar as coisas no lugar certo, para não se perder tempo e gastar energia desnecessária, procurando-as.

SEIRI significa evitar o DESNECESSÁRIO.
– separar o desnecessário do necessário, e guardá-lo num lugar que lhe é próprio, para que não atrapalhe a rotina de trabalho ou qualquer outra actividade. Disponibilizar as coisas realmente necessárias ao trabalho e aquelas desnecessárias guardá-las ou “passá-las para frente”. Guardá-las, porque futuramente poderão ser necessárias; “passá-las para frente” (doar) porque aquilo que é desnecessário para um, pode ser útil para outro.

SEISO significa manter sempre LIMPO
– o local de trabalho ou qualquer outro lugar, com tudo em ordem e somente com o necessário, para que a sujeira não atrapalhe a produtividade nem provoque má qualidade na produção.

SEIKETSU significa manter a HIGIENE
–tornando o ambiente saudável e agradável para todos.

SHITSUKE significa DISCIPLINA
–não só aprender e seguir os princípios anteriores como hábitos salutares e invioláveis, como também se educar com carácter firme e honrado, para vencer na vida.

Parece fácil, não parece? E é, mesmo tendo de voltar ao início

Nota: Para mais informações sobre o assunto, podem sempre consultar a página do
Instituto Kaizen


Sem comentários: