sexta-feira, 10 de abril de 2009

Páscoa em Braga:Procissão do enterro do Senhor

A do Ecce Homo, a dos Farricocos não saiu ontem devido à chuva, sairá hoje à mesma hora.
Escolham, ou vejam as duas... ou nenhuma, se o S. Pedro assim o quiser.

É assim, Carnaval na rua, Páscoa em casa....


Hoje é dia da Procissão do enterro do Senhor.
É uma procissão um bocado 'pesada', pois é uma cerimónia fúnebre!

Sai da Sé Catedral às 22h00

Organizada pelo Cabido da Catedral, Irmandades da Misericórdia e de Santa Cruz e Comissão da Semana Santa, esta imponente procissão - de todas a mais solene e comovente - leva pelas ruas da Cidade o esquife do Senhor morto. Acompanham-no aquelas e outras irmandades, cavaleiros das Ordens Soberana de Malta e do Santo Sepulcro de Jerusalém, Capitulares da Sé e autoridades. Vão também os andores de Santa Cruz e da Senhora das Dores.

Em sinal de luto, os Capitulares e os membros das Confrarias vão de cabeça coberta. Para mostrar a sua dor, as figuras alegóricas ostentam um véu de luto. As matracas dos farricocos vão silenciosas. As bandeiras e estandartes, com tarja de luto, arrastam-se pelo chão.

A procissão percorre o seguinte itinerário: Sé, Rua D. Gonçalo Pereira, Largo de S. Paulo, Largo de Paulo Orósio, Rua do Alcaide, Campo de Santiago, Rua do Anjo, Rua de S. Marcos, Largo Barão de S. Martinho, Rua do Souto, Largo do Paço, Rua D. Diogo de Sousa, Arco da Porta Nova, Av. S. Miguel-o-Anjo, Rua D. Paio Mendes, Sé (ver mapa).

Sem comentários: