quarta-feira, 30 de setembro de 2009

E como vou estar em Évora, na Lubrapex 09, nada melhor que o Bloco da Lubrapex 88, qure também foi em Évora.

O bloco é da autoria de Maluda, que para mim nunca é demais divulgar a sua obra...




(clicar na imagem para mais pormenores sobre a emissão)

Sexta à Quarta...

Esta minha Sexta à Quarta está-me a saber tão bem!
Se bem que no final do dia apoderou-se de mim um sentimento que eu abomino: REVOLTA!

Dizem que as mulheres é que são cuscas, que as mulheres são intriguistas, que as mulheres são traiçoeiras, eu hoje tive a prova de que isso é TRETA.

Os homens, e isso a minha Mãe já mo disse várias vezes, os homens são do mais baixo nível que pode haver, em muitas coisas, claro, mas em cusquice são do pior!

É que quando a cusquice parte das mulheres, é para dizer que a vizinha está mais gorda, que o cabelo mais curto não a favorece, que é... enfim invejas...

Cusquice e intriga nos HOMENS?! É da maior baixeza. Por muito que se imagine, conseguem sempre surpreender!

Mas voltando à minha revolta, não é que me dá para chorar? Estúpida! São as hormonas femininas...
Era a minha pessoa que estava em causa e o que se passou já deu uma volta, aliás duas, mas fique tão revoltada! Não é que me tenha surpreendido, mas... enfim!

Capítulo fechado. Eu SOU SUPERIOR a essa coisas e ESTOU de FÉRIAS!

Fui levar os Focinhos ao hotel. Estou sem eles há 30 minutos e as saudades já batem, batem... a casa está vazia! Mas eu sei que eles estão bem.

E como não vamos misturar as coisas boas com menos boas, das minhas férias e dos meus planos falarei num outro post, nem que o faça já a seguir ( não sei se me apetece já)...

E fecho o post como abri:

Esta minha Sexta à Quarta está-me a saber tão bem!

Bomba Calórica...


Ontem comi uma, uma não, meia, Bola de Berlim.
Fui às Frigideiras do Cantinho e elas estavam a olhar para mim com aquele ar...
Mal a comprei, o meu primeiro pensamento foi: um segundo na boca, uma eternidade nas coxas...
Mas pronto, o L ajudou a minimizar o prejuízo e comeu metade... nele as calorias vão para a barriga...
Agora só daqui a muitosssssss anossssss.... é que aquilo é meio enjoativo!
Quando viajo sou perita em esquecer as coisas mais elementares. Não me esqueço dos carregadores, coisa que a maioria das pessoas esquece. Não me esqueço da máquina fotográfica. Não me esqueço dos sapatinhos a condizer com o modelito para o jantar mais requintado. E até o guarda-chuva levo, mesmo no Verão!

Mas já esqueci o pijama, a escova dos dentes e a ultima foi a escova do cabelo!
Para não falar que das minhas últimas viagens de avião esqueci em casa o bilhete do avião e os vouchers do hotel e do carro!


Que vou esquecer desta vez?

Bom que seja de solução rápida. Das outras vezes nada que uma t-shirt não tivesse resolvido o caso do pijama e uma ida à farmácia de serviço o problema das escovas!

Quanto aos bilhetes... as pré-reservas servem para alguma coisa... a confiança ainda funciona!

Para mim hoje é sexta, mordam-se lá

Mordam-se lá... de inveja... para mim hoje é Sexta-feira!

E depois é Quinta, Sexta, Sábado, Domingo, Segunda e Terça ( mas Terça ainda é segredo... vou fazer uma surpresa aos meus colegas e não aparecer!).
Vão ficar felizes...

Não sei bem é o que me espera depois na quarta... mas isso ainda é daqui a muito tempo... há tempo para muitas voltas, reviravoltas e quando eu chegar estar tudo na mesma... ou não!

Eu já digo onde vou estar... só mais um bocadinho...

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Notícia de Última Hora: Sismo no Pacífico causa tsunami

Do Público, há minutos...

Sismo no Pacífico causa tsunami

Um sismo de 8.3 de magnitude na escala de Richter na Samoa Americana, no Pacífico, causou um tsunami, anunciou o Centro de Alerta de Tsunamis no Pacífico, ligado à NOAA, a agência norte-americana para os oceanos e a atmosfera. O tsunami terá causado mortos, segundo a Reuters, mas ainda não se sabe quantos.

A agência já tinha lançado um alerta de tsunami para a Nova Zelândia, Samoa Americana e outras pequenas ilhas do Pacífico. O epicentro do sismo foi a cerca de 190 quilómetros a Sudeste da Samoa Americana, uma distante ilha do Pacífico, a cerca de 33 quilómetros de profundidade.

O Centro de Alerta de Tsunamis da Costa Leste/Alasca anunciou que foi detectado um tsunami em Ápia, Samoa Ocidental, e em Pago Pago, na Samoa Americana. As ondas em Pago Pago atingiram 1,57 metros acima do nível habitual do mar. Segundo o centro de alerta de tsunamis, o tsunami não atingirá a costa dos Estados Unidos.

Em Samoa Ocidental, alguns habitantes disseram à Rádio New Zeland que sentiram um abalo e que lhes foi recomendado pelas autoridades que se deslocassem para locais de maior altitude.

Uma autoridade local da Samoa Americana disse à estação de televisão FOX que sentiu um abalo que se prolongou por mais de cinco minutos. Inicialmente, um comunicado do Centro de Alertas de Tsunamis do Pacífico anunciou em comunicado citado pela agência AFP que não havia certezas quanto à existência de um tsunami, mas adiantou que “um sismo desta intensidade pode potencialmente criar um tsunami destruidor em alguns minutos junto ao epicentro e em algumas horas nas zonas costeiras”. Foi feito um apelo às autoridades para que “tomassem as medidas necessárias” tendo em conta essa eventualidade”.
E porque este blogue é o meu espelho. E porque da minha imagem fazem parte todos os que passa(ra)m pela minha vida, hoje deixo uma mensagem recebida, ontem, de uma amiga.
Era assim:


Para ti amiga Cris... sim tu que tantas vezes me iluminas as sextas-feiras... aqui tens uma frase que adoro….ofereço te :) com toda a minha amizade neste dia tão especial para mim, o dia da minha mami ...
" Que nem tudo corre sempre como planeamos, é um facto. Mas daí a ficarmos caídos no chão a padecer da síndrome Garfield [why me?] vai uma grande distância. As pessoas caem. É verdade! Ficam atordoadas? Sim, e então? Depois, depois, levantam-se, sacodem a poeira e seguem em frente. Na vida há que ter sempre um plano B… "
Adoro te Tia Cris
Pat and Jo


Um grande beijnho de parabéns , atrasados, para a mãe e avó... que só se pode orgulhar destas duas preciosidades...

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

A Surpresa

Hoje tinha este livro no apartado:




Um livro, até repetido, não fosse a dedicatória do interior, que o tornam único, como quem o enviou...






palavras para quê?

Politiquices...

A CDU que ficou em último lugar, saiu vencedora, pois conquistou mais votos que em eleições anteriores;
O BE saiu vencedor porque ultrapassou a CDU;
O CDS é o grande vencedor da noite, porque atingiu os dois dígitos;
O PSD, também saiu vencedor porque o PS não reconquistou a maioria;
O PS, esse, o que venceu as eleições, foi o grande derrotado da noite!

Tudo isto são palavras ouvidas ao longo da ( mais curta de sempre) noite eleitoral...

Políticos!

domingo, 27 de setembro de 2009

Eleições

Já está, já votei. Agora é só esperar pelo fecho das urnas.

Lembrei-me assim de repente do dia 25 de Abril de 1975, dia de eleições, também.

Os meus pais forma ambos convocados para mesas de voto, a minha Mãe como presidente ( foi presidente por um dia!) e o meu Pai como fiscal.

Eu fui de véspera para casa dos meus avós paternos. Ficou combinado que eu dormia em casa deles, no dia 25 de manhã iam votar e depois vinham para minha casa, onde a minha Avó faria o almoço para todos.

Assim foi, foi uma manhã enorme. Levantar, apanhar um autocarro até à escola onde os meus avós votavam e no fim apanhar mais dois autocarros até minha casa. Algo que com carro se fazia com muita facilidade, mas em transportes públicos era coisa para um bom par de horas. Claro que para mim não custou nada!

O sacrificado no meio de toda esta história foi o meu Avô, que tinha de amparar a minha Avó, tomar conta de mim e ainda carregar com a tralha, quase, toda.

Valeu a avançada idade e recente trombose da minha Avó para nos despacharmos de uma fila enorme de eleitores.

Eram as primeiras eleições e o povoe estava com sede de voto. Havia partidos, mas não havia. Éramos todos livres, todos podíamos votar e era o espírito que reinava.

À hora do almoço, quando vieram almoçar, os meus pais estavam eufóricos. A conversa foi praticamente sobre a afluência e comportamento das pessoas nas mesas de voto.

Falavam de quem tinha ido às mesas deles, de quem estava com eles nas mesas.

Lembro-me particularmente de a minha Mãe contar que, com o nervosismo, ter metido dentro da urna o bilhete de identidade de um eleitor juntamente com o boletim de voto. Tiveram de explicar ao senhor que não podiam abrir a urna naquele momento, mas que, caso ele não pudesse, eles fariam chegar o BI a casa dele ainda naquele dia.

Acabaram por descobrir que o senhor era vizinho de um dos elementos da mesa e assim tudo ficou resolvido.

À noite a euforia foi ainda maior. Para além de o partido dele ganhar na freguesia, um amigo dos meus pais, que estava como fiscal na mesa da minha Mãe, foi Pai. A notícia chegou ainda as urnas não tinham fechado e o nervoso miudinho foi a duplicar...

Era um rapaz e, na emoção da época, foi baptizado com os nomes de duas figuras políticas da época.

À noitinha, já depois da contagem dos votos, fomos levar os meus avós a casa e no regresso ainda fomos festejar para a Praça General Humberto Delgado-não sei se já tinha este nome na época-a vitória do partido da maioria, a ida às urnas da grande maioria dos portugueses, o aniversário da Revolução dos Cravos, mas acima de tudo comemorava-se a LIBERDADE, de quem muitos ainda tinham medo ao fim de um ano.

sábado, 26 de setembro de 2009

Olá tio Alberto,

Hoje os meus donos levaram-me (finalmente) ao vet e portei-me muito bem.
Sabe já sou um cão adulto e já não me meto a fazer parvoeiras, como diz o Tio lá no Alentejo.
No carro ia tão sossegado, que quando a minha dona acelerava eu me assustava!

Mas sabe, não sei bem o que me passou pela cabeça que quando cheguei ao vet e vi lá uma gata. Eu que não ligo a gatos-não tivesse eu ter dormido tantas sonecas enroscadinho na Afonsa-fiquei desorientado com a gata!
Bem, ela estava com uma coleira, como uma que eu tive de usar quando fui mordido pelo Rex, e mal me viu começou a miar e a bufar! Sinceramente dois quilos de gato a rosnar a quarenta de cão e eu não reagir... a sorte dela foi eu não ser a Tigra! Não sei se os meus donos a segurariam!
Também onde já se viu?!


Entretanto a gata foi atendida e eu sosseguei. Estive o tempo todo deitado junto dos meus donos que me iam fazendo festinhas.

Quem estava de serviço era o Dr. Daniel, meu grande amigo. Lembro-me da primeira vez que lá fui como se fosse hoje. Foi lá que provei o primeiro biscoito. E ele também não se esquece que no fim lá tem de me dar o biscoito da praxe!

Para pesar é que foi o drama do costume, se bem que desta vez o meu dono não teve de pegar em mim ao colo para me pesar. Nisso sou como a minha dona, detesto balanças. Mesmo assim lá conseguiram ver que eu peso 38 kg... grande coisa, já pesei 42, por isso não admira!

O Dr. Daniel lá pegou em mim e pôs-me em cima da marquesa. Deixou-me lá em cima enquanto foi buscar as vacinas. Mediu-me a temperatura, auscultou-me, viu-me os ouvidos, os olhos e os dentes. Estou rijo que nem um pêro.

No fim desta vistoria, lá veio a pica. Eu quase nem me apercebo, só me mexo porque sou um cusco e quero sempre ver o que ele está a fazer. Mas a cusquice é própria da minha raça, por isso não é defeito, é feitio!

No fim ainda tive de tomar duas pastilhas. A minha dona tinha que se lembrar que eu precisava da desparasitação interna. O que vale é que de seguida vieram mais dois biscoitos. Assim podem vir mais uma dúzia de pastilhas!

Mas ainda quanto ao meu peso, o Dr. Daniel diz que eu não estou gordo, que se notam todos os contornos das costelas, que sou muito musculado. Ele até disse que se eu fosse um cão mau ia ser uma chatice pois ninguém me ia segurar, tal é a minha força!

Agora só lá volto em 2010. Isto se não tiver nenhuma maleita... os cães também adoecem, não é? Em Dezembro tem que lá ir a Tigra. E por falar em Tigra, não é que aquela ciumenta, me cheirou da cabeça aos pés quando eu cheguei?! E depois ralhou-me! Já não posso sair sozinho?! Mulheres!

E aqui deixo umas fotos minhas de hoje. Na primeira ainda estava um bocadinho apreensivo com o que se ia passar, mas nas outras completamente à vontade!


Bem, tio Alberto, a conversa vai longa, mas quero-lhe dizer que tive muita pena que não tivesse vindo visitar-nos. A minha dona explicou-nos o que se passa e nós compreendemos... e lamentamos claro.

E com umas lambidelas de amizade me despeço.

Seu sobrinho,
Bono
Depois de ter sido este o fim-de-semana mais desejado dos últimos tempos.
Não porque houvesse eleições ou algum outro acontecimento especai, mas porque o cansaço era muito.
E ontem, sexta-feira, repeti várias vezes à roda do dia: 'ainda bem que é sexta-feira!'.
Instalou-se como que de repente um nervoso miudinho naquele departamento que se não houve uma explosão... podemos estar descansados quanto a isso, pois nunca a teremos!

Começou tudo com a armadura da entrada, que está junto ao relógio de ponto, quase cair em cima da nossa secretário. Não ouvisse ela algo a ranger, olhado para cima e afastado-se... e ia passar o fim de semana ao hotel de São Marcos.
Logo ficou reconfortada, tanto que até chorou, de emoção, claro está; depois de o chefe , com um ar muito sentido ter-se saído com esta: 'Já viste se era com visitas aqui?'. Sim porque as visitas levarem com uma armadura de alumínio no lombo seria uma grande tragédia, principalmente quando são calmeirões de 2 m e pesos a roças os 3 dígitos... agora o metro de sessenta e os cinquenta quilos mal pesados da secretária aguentariam bem com a armadura!

A este começo tão emocionante, seguiram-se discussões, amuos, imposições, mais choros; que deixaram no ar um ambiente muito pesado, como se não fosse só uma armadura a cair, mas sim todo o tecto falso e as restantes lâmpadas!

Mas era sexta-feira, a perspectiva do fim-de-semana à porta amenizou os ânimos e no final do dia já se brincou, riu e todos saímos de lá com boa disposição. Uns a falar de futebol, outros do programa do Gato Fedorento , uns outros a combinar idas à praia e nem faltou o assunto 'eleições'.

Mesmo assim, ainda bem que é Sábado, se bem que acordei mais cansada do que me deitei. Como se , em vez de ter dormido a noite toda, tivesse andado a vindimar e ter carregado com os cestos da uvas até ao lagar...

E agora, mais um desafio me espera: Levar o Se Bono ao veterinário. Ele até que se porta bem, o pior são os outros cães que eventualmente lá estejam e a sua recusa de sempre em se colocar em cima da balança!
Não o censuro por isso. É coisa que dispenso. Passo anos e anos sem me pesar e das vezes que o faço é obrigada!

Bom, se tem que ser, que seja. Colocar a grade no carro, colocar-lhe a coleira e lá vamos nós!

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Domingo vamos a votos

Com um Pai a quem já deram voz de prisão dentro de uma secção de voto. Com uma Mãe que era interceptada pela polícia do regime para lhe 'lembrar' em que partido votar.

É claro que para eles votar é muito mais que um direito, é um dever!

É certo que hoje eles estão tão, ou mais, desiludidos, com o panorama político. Afastaram-se, demitiram-se dos partidos onde estavam filiados e depois de ter declinado muitos convites para regressar, o meu Pai passou a fazer parte do (grande) grupo de portugueses que se deixam levar pela onda.

Confesso que depois de ter andado no meio de tanta movimentação, de ter sido privada a companhia dos meus pais porque eles iam para as mesas de voto, os dois; porque havia comícios e eu não podia ir, a alguns, não fosse 'dar para o torto'; custa-me, muito, ver tanta passividade da parte deles, do meu Pai principalmente!

Mas da ida à mesa de voto é que eles ainda não se demitiram e sei que no Domingo, independentemente do que houver para fazer, em algum momento do dia eles estarão a cumprir o direito deles!

Eu também vou. Disse-me a minha educação que votar é 'obrigatório'. E também disse que não podemos responsabilizar só o 'vizinho' pela vida que levamos...

Agora falta saber em quem e para quê?

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Amanhã...

Para uns: ...já é Sexta-feira, lol
Para outros: ....já é outra vez Sexta-feira;
E ainda para outros: ...ainda é Sexta-feira

Para mim... TGiF ( Thks God is Friday!)
...se bem que Sexta e Segunda são dias que nunca se sabe... as boas e más surpresas são guardadas para estes dias...

Porto (Re)visitado: Casa Christina




Entrei lá umas poucas de vezes, sempre com a minha Avó, para comprar café. Parece que estou a sentir o cheirinho do café a ser moinho na hora.
Gosto particularmente do nome deste café ;-)


quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Quero a minha Mãe

Quero a minha Mãe
Estou de rastos!
Homens, oh raça!
Solidariedade masculina!


Estes são os muitos títulos que este post poderia ter. E tudo isto porque depois de almoço comecei a ter umas cólicas, daquelas que nos cerram ao meio que nos fazem ter um só rumo: a 'casinha' mais próxima.

E sem aprofundar a conversa, lá me fui aguentando, tentando trabalhar entre 'viagens'.
Pensava eu que sairia do trabalho, cedo, vinha para casa, descansava, tomava um cházinho e conhecendo como conheço há uns anos valentes o meu esqueleto... tomorrow is another day e tudo passou!

Só que, o Sr L, telefona-me com aquela voz de quem está prestes a desmair, a dizer-me que está muito mal, que não aguenta as pernas e ... que quer vir para casa.
Eu disse-lhe que também não estava nada bem.
Decidimos vir para com a insistência dele para que me despachasse. Despachei, sim senhora, para apanhar seca no carro À espera dele e depois vir o caminho todo com ele a buzinar-me ao ouvido para que me despachasse que estava muito mal!

Cheguei o mais depressa que pude. Atirei-me aqui para o sofá, de onde saio para... já sabem.
Ele entretanto anda a melgar-me sempre a perguntar-me se estou melhor, aproveitando, sem que eu pergunte, para dar conta do estado dele!

Percebem agora os títulos!?

Quero a minha Mãe!
( mas não lhe vou dizer nada. Amanhã já tudo passou!)

Roberto Bolaño: 2666

Notícia Público:

“2666”, de Roberto Bolaño, será lançado a 26 de Setembro.

Até então, confesso este nome era-me completamente desconhecido.

Da notícia ( já de Agosto) fica: Calhamaço de 1100 páginas; escritor já falecido ( 2003) e mais obras com publicação agendada...

Vai ser sempre assim? Livros versão páginas amarelas publicados depois da morte dos escritores e nunca um só?

Esta obra do escritor chileno (1953 – 2003), falecido prematuramente aos 50 anos, vítima de doença hepática, é considerada a sua obra-prima – Bolaño reincide em alguns dos temas de livros anteriores (os escritores, o universo da literatura, a crítica literária, a memória da ditadura), associando-os a histórias terríveis, como o assassinato de 280 mulheres numa cidade perto do deserto de Sonora, no México.

Vou ler? Vou pensar...



A notícia completa:
O monumental romance póstumo de Roberto Bolaño, “2666”, estará nas livrarias portuguesas a partir de 26 de Setembro, editado pela Quetzal e traduzido por Cristina Rodríguez e Artur Guerra.Esta obra do escritor chileno (1953 – 2003), falecido prematuramente aos 50 anos, vítima de doença hepática, é considerada a sua obra-prima – Bolaño reincide em alguns dos temas de livros anteriores (os escritores, o universo da literatura, a crítica literária, a memória da ditadura), associando-os a histórias terríveis, como o assassinato de 280 mulheres numa cidade perto do deserto de Sonora, no México. À agência Lusa, Francisco José Viegas, editor da Quetzal, explicou que “2666” é “um romance grandioso, maior do que o Ulysses [de James Joyce], uma espécie de narrativa de Borges em ponto grande, que junta literatura e violência de uma forma inédita, ininterrupta, ultrapassando o puro fantástico da literatura latino-americana”. Em Portugal estão já traduzidos três livros de Bolaño: “Nocturno Chileno” (Gótica), “Os Detectives Selvagens” (Teorema) e “Estrela Distante” (Teorema). Há dois anos, os EUA descobriram a obra deste autor e assistiu-se a uma verdadeira “Bolañomania”, com o aplauso da crítica e das publicações especializadas (em 2007 o jornal “The New York Times” colocou “Os Detectives Selvagens” na lista dos cinco melhores livros publicados nos EUA). Viegas nota que Bolaño é, de facto, “uma das grandes revelações” da literatura contemporânea, e afirma que se a “Bolañomania” pegar em Portugal os leitores estarão a fazer a distinção entre a literatura e aquilo que é “a sua imitação vagamente comercial”. “Depois de ter lido Bolaño a nossa vida muda um pouco. Não se pode esquecer aquilo que ele deixou escrito, e que é uma tempestade, uma torrente, um delírio, como deve ser a literatura”, acrescenta o editor. “2666” é a primeira de uma série de obras póstumas do autor chileno que a Quetzal se prepara para editar. Em Fevereiro do próximo ano será publicado, em simultâneo com a edição espanhola, o inédito “O Terceiro Reich”, seguindo-se “A Literatura Nazi na América”, “Amuleto”, “A Pista de Gelo” e “Putas Assassinas”. Poeta e romancista, Roberto Bolaño nasceu na capital chilena, Santiago, em 1953, tendo-se mudado, aos 15 anos, para a Cidade do México. Trotskista, o escritor envolveu-se activamente na política e abandonou o liceu, rumando depois para El Salvador. De regresso ao México, em 1974, faz reaparecer o movimento literário “Infrarrealismo”, reunindo um grupo de poetas mexicanos e chilenos que tenta combater a chamada “cultura oficial”. Durante os anos 70 viajou ainda pela Europa e acabou por ficar em Barcelona, com a mulher e dois filhos. Nos últimos anos da sua vida, já doente, dedicou-se febrilmente à escrita, de forma a deixar um legado literário que evitasse deixar a sua família numa situação precária.
Todos nós temos uma ESTRELINHA a cuidar de nós.
A nossa ESTRELINHA pode estar em qualquer lugar...

Esta é a minha Fé, que ontem ficou reforçada... e mais não digo, só que estejam atentos e não olhem só para o Céu quando a procuram...

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Porto (Re)visitado: Os Leões

Lembro-me em miúda de ir à baixa de eléctrico e quando chegávamos aqui o 'pica' puxar pelo fio da sineta enquanto dizia: 'Leões'.

Lembro-me de mais tarde lá apanhar grandes 'secas' à espera do autocarro para a Boavista.


E em homenagem ao L. que é sportinguista, aqui estão eles, os Leões,


... pintados de azul... obra do dragão, não?

Pensar Alto

E cá continuamos nós em maré de pouca sorte: portátil avariado (o do emprego, valha-nos isso) e o telemóvel que se lembrou de por algumas horas deixar de funcionar...

A juntar a tudo isto, o pior foi mesmo a notícia de mais um óbito, o pai de uma colega de trabalho.

Enquanto há uns anos atrás eram os avós, os nossos e os dos amigos; que nós viamos partir, agora são os pais.
Em relação aos avós fui uma privilegiada... que Deus Nosso Senhor me privilegie com os meus Pais e que esse dia esteja muito longe.

Outono, hoje às 21h 18m

E cá pelo hemisfério norte, o equinócio de Setembro, hoje às 21h 18m, assinala a chegada do Outono.

Verão, já era...


Da Wiki: Em astronomia, equinócio é definido como um dos dois momentos em que o Sol, em sua órbita aparente (como vista da Terra), cruza o plano do equador celeste (a linha do equador terrestre projectada na esfera celeste). Mais precisamente é o ponto onde a eclíptica cruza o equador celeste. (...)

Os equinócios ocorrem nos meses de Março e setembro e definem as mudanças de estação. No hemisfério norte a primavera inicia em Março e o outono em setembro. No hemisfério sul é o contrário, a primavera inicia em Setembro e o outono em março.

As datas dos equinócios variam de um ano para outro devido aos anos tropicais (o período entre dois equinócios de março) não terem exatamente 365 dias, fazendo com que a hora precisa do equinócio varie ao longo de um período de dezoito horas, que não encaixa necessariamente no mesmo dia. O ano trópico é um pouco menor que 365 dias e 6 horas. Assim, num ano comum, tendo 365 dias e portanto mais curto, a hora do equinócio é cerca de seis horas mais tarde que no ano anterior. Ao longo de cada sequência de três anos comuns, as datas tendem a adiantar-se um pouco menos de seis horas a cada ano. Entre um ano comum e o ano bissexto seguinte há um aparente atraso devido à intercalação do dia 29 de fevereiro.

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Hoje, assim de repente...


Hoje, assim de repente, AGORA, deu-me uma vontade, ENORME, de comer uma BOLA de BERLIM!

Não, não é por isso! Tenho a certeza. É só mesmo vontade. A mesma vontade que tinha em miúda de comer BOLAS de BERLIM sempre que passava em frente à Confeitaria Pekim.
Passasse eu 20 vezes em frente à montra e das 20 vezes pedia uma BOLA de BERLIM!
A minha Mãe, claro, dava-ma da primeira vez e só algumas vezes! Lembro-me que em frente havia um sapateiro, o Sr Fonseca. A esposa, a Fatinha, que era quem atendia os clientes, achava-me imensa graça e, de vez em quando, era ela quem me dava a BOLA de BERLIM. Muitas vezes a minha Mãe ficava zangada, pois sentia-se desautorizada.

Parece que estou a ver a montra da confeitaria com o tabuleiro das bolas, na prateleira de baixo, mesmo ao meu nível, alinhadinhas a 'olharem' para mim como que dizendo 'Comam-nos, somos deliciosa!'

Não me lembro como passou a mania. Já não sei se foi depois do sarampo, altura em que fui sujeita a um regime alimentar muito rigoroso ou se enjoei mesmo. O que sei é que, tirando as vezes em que as como nos sortidos de miniaturas, NÃO me lembro de ter comido mais uma BOLA de BERLIM!

Esmiuçar os Gato Fedorento


A SIC este fim-de-semana fez-me lembrar os tempos em que RTP, única estação existente à época, ao Sábado emitia os episódios da semana da telenovela.

Aí nós já sabíamos e podíamos optar ( quase sempre pelo compacto). Só que naquela época não havia gravadores e esta era a única oportunidade que uma grande parte das pessoas tinha de ver as ditas novelas!

Agora a única justificação para esta repetição chama-se 'audiências'!
Como diria o filho de um amigo meu: ´Ó pai, minimiza!'

VW Golf I Cabrio


Pudesse, teria um destes.

domingo, 20 de setembro de 2009

Hoje houve karting. Com um kartródomo a 5 minutos de casa, fomos para Guimarães, para o kartródomo de Fafe!
Mas isso é o menos importante. Importante mesmo é que foi uma manhã fantástica, com o 'baptismo' de karting para uns e o 'alimentar do bichinho' para outros.

Desta vez, e o que me custou, não participei.

No final fomos para o parque da cidade comer o farnel:

pão-de-, pão da máquina, compotas, bolachas, sumos e, claro, uma pinga caseira.

Um ano depois

De entre as muitas coisas que me ensinaste, uma delas foi a não ser lamechas. Nos últimos dias não tenho sido outra coisa. Queixo-me de tudo e de todos. Zango-me, aliás lamento-me da vida, do tempo, das pessoas e até de mim!

O dia 20 de Setembro de 2008 não devia, não aconteceu. Depois deste dia não te vi mais, deixaste de estar ao alcance da minha vista e isso é duro e até quando não sabemos.
Dói, dói muito e para estas dores não há anestesia.

Desculpa, mas recuso-me a admitir que aconteceu, que tu foste transformada em estrelinha e que estás algures a olhar por e para mim. Eu tenho a certeza que é verdade, mas não quero que seja.

Gosto tanto de ti, Avózinha...

... fica em Paz.

sábado, 19 de setembro de 2009

Beatriz Gomes, campeã do Mundo

Conhecem a Beatriz Gomes?
É uma canoísta que se sagrou-se campeã do Mundo, hoje!
Nada de mais... afinal não é futebolista!

Parabéns Beatriz e obrigada por teres levado a nossa bandeira ao ponto mais alto do pódium.




Notícia e imagem SIC:



Canoista Beatriz Gomes sagrou-se campeã do Mundo de maratonas

A canoista olímpica Beatriz Gomes sagrou-se hoje campeã do Mundo de maratonas, em prova de 25.8 quilómetros disputada no Rio Douro, em Crestuma, Vila Nova de Gaia.
Depois da medalha de bronze no K4 200 com Teresa Portela, Joana Sousa e Helena Rodrigues nos mundiais de pista (disciplina olímpica) do Canadá, a atleta lusa conquistou agora um inédito título mundial nas maratonas, depois da prata em 2004 e bronze em 2006.

A professora universitária em Coimbra, de 28 anos, fez a prova em 1:58.41 horas, batendo ao sprint a hungara Renata Csay por um segundo e a inglesa Lani Belchser por 11 segundos.

Esta é a segunda medalha de Portugal nos mundiais de maratonas, depois de Fernando Pimenta ter alçancado sexta-feira a prata em sub-23.

Com este êxito, as selecções de Portugal já somam 12 medalhas em 2009 entre europeus e mundiais.


Amanhã há Karting

Amanhã há corrida de karting. Aqui.


Depois de bem pensar no assunto decidi não participar. Foi uma decisão muito difícil, mas pensando na pouca sorte que tive sempre que participei... desde o carro avariar até ter que desistir porque estava 'ensopada' em combustível... não, não vou correr.
Como me custa!

E no dia 10 de Outubro há casamento, o quinto este ano!

Isto tem de mudar

Isto tem de mudar!
Não tenho memória de ter ido a tantos funerais num espaço de tempo tão curto! Desde finais de Julho, hoje foi o quarto! É muito! Claro, um que fosse, seria muito!
Pois e hoje, lá nos juntamos, os colegas e amigos, para acompanhar o nosso colega e amigo neste momento doloroso.
Quando de manhã cheguei junto dele, perguntei-lhe como estava. A resposta foi:: 'Estou bem, infelizmente já não é a primeira vez.'
Pois não, e tanto não é, que à saída do cemitério, em conversa com amigos, alguém disse que a família dele parecia a Kennedy! Desde que o conheço, há cerca de 18 anos, já perdeu dois irmãos, um cunhado e agora o pai. A mãe já faleceu há muito mais tempo!

No trabalho,a luta também tem sido grande. As coisas tem-se resolvido, mas de formas que me estão a conduzir a um estado de exaustão que eu não quero!

Estou constantemente a precisar de usar os caminhos mais longos, que também são os mais sinuosos. Tenho conseguido chegar, com atrasos, se bem que pequenos, mas exausta!

Definitivamente este ciclo tem que se fechar o mais rapidamente possível.
Paz, harmonia, boas notícias e descanso, muito descanso PRECISAM-SE.

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Não fosse hoje Sexta-feira e estava eu à beira de um ataque de nervos.
Todos os dias da semana tive surpresas, boas e más.
De trabalho más, muitas más, que depois foram atenuadas com menos más, que acabaram por me dar ânimo para continuar a tentar.E tem sido assim a semana toda!

Mas...
O que é tudo isto comparado com o agravamento do estado de saúde do pai de um amigo, que neste momento sofre.
O que é isto comparado com a doença de uma amiga?
O que é isto comparado com o nascimento de uma criança?
E para acabar a semana ( será que acaba aqui?), o que é isto comparado com o falecimento do pai de um amigo e colega de trabalho?!

Nada, pois não? Trabalho? Alguém o há-de fazer mais tarde ou mais cedo...

E TGiF!!!!!!!

Amanhã ainda há um funeral para ir :-((((

MAS Domingo há uma corrida de Karting ;-))))

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

51 cm de gente com 3,500 kg. Boa notícia, esta, a do nascimento do J. Afonso, o 'Motinha'.
E como tudo sempre corre bem, depois de um dia a começar com esta boa notícia, todo o resto foi para esquecer.

(...)

Tanto foi, que das duas vezes que já escrevi este post sobrou o início.
Vamos então ficar por aqui e, Sê bem vindo J. Afonso, que sejas muito feliz!

O resto?!
Não vou escrever pela terceira vez que o dia depois do almoço correu muito mal, que tropecei em um número infinito de bugs de software que não me permitiram que fizesse o que tinha a fazer, que estiveram mais de dez pessoas a tentar resolver o assunto, que ouvi uma data de raspanetes, que não consegui resolver (quase) nada, que saí da fábrica às 20h30 com uma neura enorme, que só queria um banho, mas que ainda tive de ir comprar o jantar antes disso; que estou uma salada e que adormeci no sofá e nem o Louçã vi direito.

Isso interessa?
Claro que não! Amanhã tudo se resolve, ou não!

Escrever tudo novamente! Era o que faltava! Afinal foi um dia para esquecer... por algum motivo só ficou a parte do nascimento!

Eleições

Fosse eu quem mandasse e acabava com a campanha eleitoral.
Estão a ter mais impacto e a 'provocar' mais opinião as entrevistas dos candidatos no programa dos Gato Fedorento, que a própria campanha.

Acho mesmo que o resultado das eleições vai decidido ali e não na rua!

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

O L. já por mais que uma vez me acusou de ser 'fria', 'desligada' e egoísta.
Tudo isto porque perante situações adversas eu tento sempre desdramatizar e procuro o lado bom da questão. Claro que para ele será o 'menos bom'!
Não nasci assim, custou-me bastante chegar a este patamar. Foi uma auto-aprendizagem de muitos anos e de muito observar comportamentos, atitudes e momentos.
Desde miúda que sou muito observadora e muito ligada aos pormenores das coisas, das situações e das pessoas. Consigo ver o que os outros não vêm e muitas vezes, para mal meu, pois prejudica-me, consigo antever o desfecho dos acontecimentos! Não, não é nenhum poder sobrenatural, é pura 'matemática', saber somar dois com dois, ou não fosse a minha formação na área das ciências. E isto prejudica-me, porque assim como ando constantemente à procura do branco entre o negro, da luz no meio do escuro , dificilmente também me deixo deslumbrar por pessoas e situações. E claro, eu sou a sou a bruxa má, que no fim se vê obrigada a dizer algo de detestável : 'eu bem que disse!', ou então ouço: 'Tu bem que disseste!'

Voltando ao sofrimento por antecipação, eu não fui sempre assim. Lembro-me de em miúda, e mesmo já adolescente, sofrer imenso na véspera dos exames, na véspera das idas ao médico,... enfim, nas vésperas de tudo que saísse da rotina ou fosse decisivo para a minha vida ou dos meus.

Atrás de um 'E se..?', vinha o pânico, os suores frios, o negro, o escuro e não havia espaço para o ' Mas...'.

Tudo mudou. o exemplo mais recente é o da ida a um casamento em que nos enganamos no caminho. O L. entrou em pânico e começou a disparatar. Eu mantive a calma em relação à situação ( mas não em relação a ele, apeteceu-me mandá-lo janela do carro fora...) , dizendo que a noiva NUNCA chega a horas, que não éramos assim tão importantes que dessem por nós e que antes do fim da missa chegaríamos. A resposta foi, claro ' És uma insensível, não tens consideração por ninguém. Olha que isto é muito importante!'. Só se calou quando chegamos à porta da igreja e a noiva estava ainda a sair do carro!

Conclusão, sofreu para nada. E se as coisas tivessem corrido pior, ou seja, não chegasse a tempo, ou mesmo não fosse ao casamento ( cerimónia religiosa) , tinha sofrido duas vezes: antes e depois de acontecer. E eu? Sofri a chatice de o aturar, mas não sofri por algo que NÃO aconteceu!

Não é melhor assim? Para mim é, para os outros não e olhem que tenho sofrido sem ser por antecipação por isso!

(post escrito sob efeito de um cansaço recesso, já com bolor!!!!!!)

Gato Fedorento: Quem esmiuçou?

Paulo Portas esteve à altura do RAP!
Foi o primeiro convidado que não mostrou receio (medo) das perguntas e de quem as respostas saíram de uma forma natural q.b..

Não nos podemos esquecer do passado do Paulo Portas que passa por um dos jornais mais controversos da imprensa portuguesa: o Independente!
Alguma coisa daqui terá ficado e por algum motivo o jornal era o que era!


Sim senhor, Sr Paulo Portas!

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Obrigada, de coração

Esta manhã tinha este presente em cima do teclado.
Que bem que soube...

Obrigada, de coração ;-)

Eles estiveram bem!

Ontem, não quis deixar de ver o programa dos Gato Fedorento.
Valeu pela entrevista. Ambos estiveram bem, os Gato e o Sócrates. O resto não me convenceu.
Foram lideres de audiência, como se esperava.

Faz Anos Hoje


Nós somos o reflexo dos amigos, da família e até dos inimigos que temos.

Pois, um dos meus Grandes reflexos chama-se Alberto Velez-Grilo, meu Grande, Melhor Amigo, que faz anos hoje.


PARABÉNS AMIGO

Olá tio Alberto,

A minha dona disse-me que hoje, 15 de Setembro, era o dia do seu aniversário. Eu a Tigra antecipamo-nos a ela e deixamos aqui os votos de um Feliz Aniversário.
A minha dona também nos disse que você nos vinha visitar no próximo fim-de-semana. Ainda bem, pois estamos com muitas saudades suas e das nossas brincadeiras. Eu já estou mais calminho e já não dou tantas cabeçadas, se bem que nunca e de fiar... afinal sou um cão com 40 kg que gosta de brincar e mostras as suas emoções.
Prepare-se pois, para as nossas lambidelas, daquelas que obrigam uma pessoa a ir para o duche de seguida ;-).



Muitos PARABÉNS

Estamos a contar os dias... pelas vezes que a nossa dona nos dá de comer... faltam 7 doses ;-))))


Bono & Tigra

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Porto (Re)visitado: Uma Rosa

Pijamas, camisas de dormir, robes, cuecas, meias, são peças que não gosto de oferecer. E ao passar por aqui lembrei-me que eram os presentes que normalmente se escolhiam para os avós no Natal e nos anos. Um ano um pijama, outro um robe, pelo meio uns chinelos de quarto e não se saía disto.
A justificação era a de que já tinham tudo e como pouco saiam também não precisavam de roupa nova, que só compravam para uma ocasião mais especial como a comunhãode um neto ou o casamento de um sobrinho.

Hoje em dia já nada é assim. Tento localizar a minha avó com a idade da minha mãe de agora e a diferença é abismal! Oferecer à minha mãe roupa, carteiras ou acessórios é o melhor que se pode fazer.
Dos pijamas, das cuecas e dos robes trata ela...
E tudo isto porque era aqui que no Natal se compravam os presentes para os Avós...




domingo, 13 de setembro de 2009

A mais 'esmiuçada'

Esmiuçar, de palavra desconhecida para uma grande parte , passou a uma das mais procuradas no Google!
Incrível, este o fenómeno da popularidade!
E ainda a propósito, porque digo que não gosto dos senhores responsáveis pela 'fama' desta palavra, os Gato Fedorento, chamam-me velha!
Ok, eles, os Gato Fedorento só são da minha idade, logo concluo que então esta gente gosta de velhos!

Sirvam-se

Sirvam-se, estejam à vontade...
...das uvas ...
... do Jardim cá de casa
Os meus donos estão muito contentes. O meu dono só agora se foi deitar e a minha dona ainda está na sala...
Estiveram cá os amigos deles, que agora também são meus amigos e da Tigra. Pois que nós somos cães bem educados. Os nossos donos ensinaram-nos a ter bons modos! Graças a isso a C. e o R. fartaram-se de brincar connosco e de gabar a nossa meiguice... bom também disseram que nós éramos enormes e gorditos... a verdade é que somos! Eu nem sei, durante a próxima semana o meu dono vai levar-me ao vet e ele vai por-me a dieta! Vai ser mesmo chato. É que eu gosto tanto de comer!
E por falar em comer, a C. e o R. jantaram com os meus donos, que estavam todos felizes. É que os meus donos andam um bocado isolados da vida social. Dantes quase todos os fins-de-semana havia visitas... andam um bocado para o choco!

Depois de jantar ainda se lembraram de telefonar ao J.C. e à C., para virem tomar café e comer a sobremesa.
Fartaram-se de falar e acabaram a noite a ver fotos de casamentos... até o dos meus donos viram, vejam lá! Um casamento de há doze anos!

Deixa ver se eles se animam um bocadinho, é que ultimamente tem sido só trabalho e têm-se desligado dos amigos. Já não estão com os afilhados há uma data de tempo! Deviam ter vergonha! Mas pronto, a vida nem sempre é fácil!

Tenham um bom Domingo,
Bono & Tigra


Pois é Bono, gostei muito de cá ter os meus amigos. Foi um jantar muito divertido, daqueles que o tempo passa e nós nem damos por isso!
E tens razão, temos mesmo que fazer isto mais vezes, mas está descansado que já estamos a combinar uma daqueles jantares em grande, com os AmiComCas!

sábado, 12 de setembro de 2009

Porto (Re)visitado: A Pérola do Bolhão

Em tempos tinha bacalhaus e presuntos pendurados à porta. No Natal, quando os queijos da serra eram expostos na montra em castelo, havia fila para comprar bacalhau, queijo da serra e frutos secos. Aqui e na Casa Chinesa era onde havia maior variedade. Valia a pena a viagem e a espera só pelas uvas passas de uva D. Maria.



sexta-feira, 11 de setembro de 2009

E pronto, a semana acabou, o stress fica em stand-by até segunda-feira, e o fim de dia foi a cortar a relva do jardim e a 'vindimar'.
'Vindimar' torna-se forçado, pois é uma videira de uvas D. Maria, comprada há quatro anos na agro que, com excepção do ano passado, tem dado umas uvas fantásticas.
Este ano, o peso ficou pelos 4 kilogramas!

E para todos um bom fds, a passear, trabalhar ou simplesmente a mandriar (é tão bom!).
E tal como era esperado, o dia está a ser dos duros!
Mas nada que não se tenha vindo a ultrapassar.
Não diz o ditado que a união faz a força? Ao contrário também há-de resultar:

A partir e repartir também se há-de enfraquecer as adversidades...

Até agora várias provas superadas...

Porto (Re)visitado, Casa Hortícola

Fica na parte exterior do edifício do Mercado do Bolhão. Lembro-me de em miúda, por lá passar com a minha Mãe e ela ficar à conversa com o empregado. Tinham sido amigos de juventude, de quando a Mãe trabalhava no atelier dos bordados. Eu ficava toda enciumada, pois para mim a minha Mãe falar com outro homem que não o meu Pai metia-me confusão. O contrário também. Ver o meu Pai falar com outras mulheres era confuso para mim!
Mais tarde, quando mudamos para uma casa com jardim, passamos a comprar lá os bolbos. Tinham, já naquele tempo, tulipas negras, que na realidade são bordeaux muito escuro. Por causa delas, das tulipas negras, o jardim era todos os anos alvo de cobiça. Nessa altura já não tinha ciumes do homem... coisas de criança, criancices...


... e o homem lá continua, de cabelo grisalho, a sua tês continua morena e os seus olhos verde mais vivos que nunca. Sim, pensando bem, o homem era 'um borracho', como dizia a Mãe!


Gato Fedorento: Esmiuçar Portugal

E como mais vale cair em graça que ser engraçado, cá estão de volta os Palhaços, desculpem, Gatos Fedorento!
Realmente já cheiram mal!

Desculpem, mas nem com eles, nem com os Comtemporâneos me consigo rir...

Prefiro a Guerra do Solnado ou o Camilo e Filho, sorry.

... mas a criatividade não lha podemos negar...

... e para quem quiser, é no dia 14 de Setembro a reentré!

E apesar de todas as contrariedades desta semana.
E apesar de todas as que ainda me esperam para hoje.

Hoje vou vestir a roupa mais colorida que tiver e vou sorrir.

Se não for por mais nada é porque hoje é Sexta-feira!

TGiF ( esta é para ti PAT)

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

E... vamos lá acabar com isto...

Hoje ao ler a minha lista de comentários, levei a machadada final: mais uma notícia triste. Pensava eu que a minha Amiga tinha simplesmente desistido de seguir o blogue, mas não! Bem que eu preferia que ela tivesse desistido do Desvios e de mim, porque eu sou uma chata, não digo nada de jeito. Enfim, porque este blogue é uma nódoa!
Mas não foi por isso. Esta minha Amiga de quem me lembrei ainda há duas semanas enquanto fazia arrumações na garagem ( ela sabe porquê: 5 S)... voltou e eu quero que ela volte e nada mais digo!

( ela quando ler este post vai perceber)

E...
... vamos lá mandar embora esta onda negativa, levantar a cabeça e seguir em frente até onde nos deixarem ir...


Pensem o que quiserem deste post, mas eu tinha de o escrever para fechar esta má onda dos últimos dias.

Post Twitter

Injusto,
Desnecessário,
Cruel...


Alguém que me prove o contrário...

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

(So)rir

E para levantar a nuvem cinzenta que paira neste Blogue, vamos lá sorrir...


A velhinha, com mais de 80 anos, mas toda eléctrica, entra na farmácia e pergunta:
- Vocês têm analgésicos?
- Temos sim senhora.
- Vocês têm remédio contra o reumatismo?
- Temos sim senhora.
- Vocês têm Viagra?
- Temos sim senhora.
- Vocês têm vaselina?
- Temos sim senhora.
- Vocês têm pomada anti-rugas?
- Temos sim senhora.
- Vocês têm gel para as hemorróidas?
- Temos sim senhora.
- Vocês têm bicarbonato de sódio?
- Temos sim senhora.
- Vocês têm antidepressivos?
- Temos sim senhora.
- Vocês têm soníferos?
- Temos sim senhora.
- Vocês têm remédios para a memória?
- Temos sim senhooora.
- Vocês têm fraldas para adultos?
- Temos sim senhoooooora.
- Vocês têm...
- Minha senhora, isto é uma farmácia portanto temos isso tudo. Qual é o seu problema?
- É que vou casar no fim do mês. O meu noivo tem 95 anos e nós gostaríamos de saber se podemos fazer aqui a nossa Lista de Casamento!

Post Telegrama

Há pessoas a quem a vida está constantemente a pregar partidas. Uma delas é uma colega de trabalho, por quem tenho muita estima pela mulher de fibra que é.
Depois de muitas adversidades, essa colega, levou a maior bofetada que se pode levar da vida: a morte de um filho.

Estou contigo, M.. Tu és forte!

Tive de ir ao Saco de Boxe!

Porto (Re)visitado: Farmácia Almeida


Era desta farmácia que saiam as minhas botas 'anti-voo'.
Eu explico: Em criança tinha o pé raso e como tal tive de usar umas botas com umas palmilhas adaptadas de modo a que o pé ganhasse a forma correcta.
Foram muitos anos a usar de verão e de inverno botas... sapatos só nos últimos anos, em vésperas de entrar para a escola primária.
Ganhei uns sapatos de verniz, pretos, ainda com palmilhas e sola adaptada, mas mais leve e ... que lindos eram os meus sapatos, os meu primeiros sapatos!
Ainda hoje sou louca por calçado de verniz...
09/09/09
... e depois?
O 9 é número de sorte para os chineses?
Por cá (e por lá) continuará a haver nascimentos, baptizados, casamentos, divórcios e funerais.
Numas zonas do planeta fará calor, noutras frio e chuva.
Os acidentes não pararão e as más notícias também não.Boas notícias para alguns também virão...
Um dia normal!
Vamos lá concentrar-nos no que interessa... viver as nossas vidas.

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Chinês malandreco!

A minha amiga P., que tem uns ténis lindissímos da Nike, e cuja foto eu prometo publicar um dia destes (amanhã?), foi a uma loja de chineses comprar uma pinça!


Ela: Tem pinças?
Chinês: hihihi ( só se ria e nada)
Ela: Tem pinças? ( já zangada);
Chinês: hihihi

Ela zangada passou o olhar pela loja e lá encontrou a pinça junto dos vernizes das unhas.
Danada ( eu nunca a vi danada...), mostra a pinça ao chinês e diz: 'É isto que eu quero. É uma pinça!

Chinezinho malandreco!

Nossa Senhora de Campanhã

Da Wiki
Conta a lenda que em 1722, um ano de grande seca, os habitantes de Campanhã fizeram uma procissão em honra a nossa Senhora. A imagem caiu do andor e partiu uma mão e no local da queda brotou água no dia seguinte. A fonte que então nasceu existe ainda na Rua de Bonjóia, com algumas alterações depois da construção da Via de Cintura Interna do Porto. Existe também um cruzeiro em memória do milagre e uma capela que foi inaugurada em Julho de 1967, perto da mesma fonte
.(foto retirada da net, daqui)

Conta-se esta mesma história na minha família, não oriunda de lá , mas a viver lá há mais de cinquenta anos. Lá nasceram a minha mãe e o irmão. Ela casou na igreja matriz de lá, onde está a Senhora de Campanhã.


Contava-se nas conversa de serão, que neste dia, 8 de Setembro, dia da Senhora de Campanhã, o meu avô, o Chefe Reis, comprava uma melancia, em volta da qual toda a família se reunia para a comer. Era a forma de festejar o Dia da Senhora de Campanhã, o que acontecia no terreiro da casa da minha bisavó.

Nunca presenciei nenhuma destas reuniões, pois acabaram depois da morte da minha Bisa, que faleceu em meados da década de 50.

Foi a minha Mãe quem me alertou para o facto de ser Dia da Senhora de Campanhã, hoje, 8 de Setembro. Estava nostálgica, ela. Ficou depois de falar ao telefone com a tia dela. De todos os que se reuniam para estes festejos, e depois de Avó ter partido o ano passado, são as única que restam.



segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Hipanemas ou Havaianas, fale quem sabe...



Amiguinha, do Brasil, conhecedoras, qual a vossa opinião: Ipanemas ou Havaianas?
A cor é roxa, mesmo!

Saco de Boxe


Olá amigos,

Este post foi criado para vocês.
Estão danados? Estão furiosos? Não têm onde nem com quem descarregar?
Não tinham! Agora têm à vossa disposição o SACO de BOXE do Desvios para descarregar...
Descarreguem nos comentários. Vá lá, vai fazer-vos bem!
Digam lá mal de quem quiserem... o saco aguenta!

Ipanemas e Havaianas... roxas


Hoje no meio de um dia em que não havia mais nada para correr mal, tive uma boa surpresa: umas Ipanema e umas Havaianas
Um colega de trabalho, brasileiro foi de férias ao Brasil e eu pedi-lhe umas Havaianas roxas.
A meio das férias enviou-me um email a dizer que não encontrava, mas que havia uma outra marca, Ipanema, que o'pessoal' lá dizia que também era boa.
'Venham elas', disse eu.
Hoje apareceu-me com umas Ipanema roxas e umas Havaianas... roxas!
Disse-me que na véspera de vir embora encontro as Havaianas e como sabia que eu estava com a ideia das Havaianas, resolveu comprá-las.

Fiquei super feliz. Não me importo nada de ter dois pares de chinelas da mesma cor... é uma cor que eu gosto e fiquei a conhecer as Ipanema.

As minhas Ipanema são as roxas da imagem, em muito semelhantes às Havaianas, mas mais anatómicas...

Eu adoro este tipo de chinelas e sempre que sei que alguém vai ao Brasil, zás... em Portugal o preço delas é exorbitante!

O dia mau? Já passou. Como diz o L.: Piores dias virão!

domingo, 6 de setembro de 2009

Parabéns Armindo Araújo

Lamentávelmente são mais as notícias sobre o empate da selecção e as contas a fazer, que a vitória de Armindo Araújo... afinal é só um, é só campeão do mundo. Pois não é CR, nem joga futebol!

Parabéns Armindo. E obrigada.

Armindo Araújo sagra-se campeão mundial de Produção à condição.



Do jornal Público:
O piloto português Armindo Araújo (Mitsubishi) sagrou-se hoje campeão mundial de ralis na categoria de Produção, mas ainda à condição, já que existe um recurso de um rival por decidir.
"É extremamente saboroso e é um dia fantástico para mim", contou o piloto à TSF. Armindo Araújo e o co-piloto Miguel Ramalho já começaram a festejar o título.

No entanto, o título só será oficial se o apelo que Nasser Al-Attiyah interpôs à sua desclassificação no Rali da Acrópole não for resolvido a favor do piloto do Qatar. A decisão deverá ser conhecida a 6 de Outubro.

"Neste momento somos campeões do mundo. Sabemos que estamos dependentes de uma decisão do Tribunal de Apelo, mas nós cumprimos com o que precisávamos. A decisão da FIA foi a desclassificação, os relatórios dizem que o carro [de Al-Attiyah] está ilegal, pelo que acredito que o Tribunal de Apelo manterá a decisão e temos confiança que isso possa suceder”, disse Armindo Araújo, citado pela sua assessoria de imprensa.

Armindo Araújo soma agora 42 pontos, mais 11 do que Al-Attiyah, depois de ter sido quarto classificado no Rali da Austrália. A desistência do japonês Toshi Arai na última classificativa do rali permitiu ao piloto de Santo Tirso alcançar o tão desejado quarto posto.

O português já participou nas seis provas em que pode pontuar (os pilotos só podem participar em seis dos oito ralis que contam para o P-WRC), enquanto o piloto do Qatar ainda estará no Rali da Grã-Bretanha, última prova do ano. Mesmo que vença e conquiste os dez pontos da vitória, Al-Attiyah já não pode alcançar Armindo Araújo, a não ser que a Federação Internacional do Automóvel reveja a desclassificação. Al-Attiyah foi segundo do P-WRC na Grécia (o que valeria mais oito pontos ao qatari e menos dois a Armindo, que foi promovido de terceiro a segundo), mas foi desclassificado por infracção técnica.

Armindo Araújo é o primeiro piloto português a vencer o Mundial de Produção (carros mais próximos dos automóveis de série) desde que a prova se disputa nos actuais moldes, mas Rui Madeira venceu um título similar, ao ganhar a Taça FIA de Grupo N, em 1995, lembra o site do "Autosport".
Hoje quando descia para o parque de estacionamento do centro comercial, ESPIRREI!
Claro que pus a mãozinha na boca. Faz parte das minha normas de educação e não das medidas de prevenção da gripe.
Era ver o olhar de pânico daquela gente!

O que a má informção faz!

O elevador estava cheio.

O meu espirro deveu-se ao facto de ainda haver pessoas que tomam banho com perfume, só! Esquecem-se de passar 'pela' água primeiro!

Que bem que se está no campo!

Na cidade levamos com o trânsito, as travagens bruscas dos carros da via rápida a qualquer hora, o entra e sai do prédio, a parabólica do vizinho quase a entrar-no pela sala adentro, a falta de estacionamento, entradas de garagem obstruídas, portões e portas avariadas no prédio...

Aqui, no 'campo', dizia eu, era sossegada, até acordar ao Domingo, às sete da matina com os cortadores de relva, os vizinhos a fazerem obras em casa. Isto depois de as criancinhas andarem a brincar a rua até depois da meia-noite e das chegadas compassadas de outros a todas a horas da noites.

Não se está bem em lado nenhum!

sábado, 5 de setembro de 2009

Pára tudo!

Senhores e senhoras, a partir de agora está decretada a paragem do país. Algo de muito importante para o futuro da Nação, vai acontecer. A Selecção Nacional de Futebol vai jogar!

São 11 rapazes azarados, que tudo têm feito pelo bom nome do país e como tal, neste momento decisivo, precisam do nosso apoio!



Cada vez mais a palavra Futebol e tudo a ela associado me dá mais náuseas...

Fenómeno inexplicável, este, o das massas ( e 'massas') que o futebol movimenta!

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Férias, precisam-se

Esta semana está a ser de uma violência que só visto!
Definitivamente estou a precisar de férias.
Ontem adormeci no sofá e acordei por volta das 2h00. Hoje, agora, adormeci novamente, vá lá que desta vez foram 45 minutos...

FÉRIAS, please!

Porto (Re)visitado, a Câmara Municipal

É um edifício lindíssimo, o da Câmara do Porto... digno da cidade.

Fachadas limpas, cuidadas

A entrada principal

Pormenor do gradeamento.

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Flôr do Sal

Ao limpar um cartão da máquina fotográfica, encontrei estas fotos... de um jantar no Flor do Sal.






Deliciem-se...