domingo, 26 de agosto de 2012

Neil Armstrong (August 5 de Agosto de 1930 – 25 de Agosto de ,2012)

O meu bisavô morreu sem acreditar na presença do Homem na Lua. A minha Avó disse-lhe vezes sem conta: 'Ó Pai, então não esteve?! Então não viu na televisão?´, ao que ele respondia: 'E tu achas que eu acredito no que sai dessa caixa!'
E a conversa ficava assim de todas as vezes. O velhote para além de não acreditar na ida do Homem à Lua, também não acreditava na televisão!

Eu, três gerações depois, não sei se acredito. Sim, já tinha nascido e tenho uma vaga ideia desse dia, o da chegada transmitida pela TV.
Cresci a acreditar, a não questionar sequer, que tudo seria um embuste! Até ao dia em que fui confrontada com factos que põem em causa a sustentabilidade do acontecimento: luzes, sombras, pegadas...

Mas isso não deixa que perca a admiração pelos homens da Apollo. E por isso quero deixar aqui o meu tributo a Neil Armstrong, nas palavras de alguém que não tem uma vaga ideia do acontecimento, mas que se lembra do acontecimento ao ponto de o marcar assim; o meu amigo Ramos Lopes:

O Comandante da Apolo 11 partiu ontem na sua derradeira viagem. Neil Armstrong, o primeiríssimo homem a pisar a Lua, faleceu ontem aos 82 anos de idade por complicações cardiovasculares quando se encontrava a recuperar de uma intervenção cirúrgica ao coração.
Jamais me poderei esquecer, apesar de ser ainda muito miúdo na altura, da ansiedade com que as famílias seguiam o decurso da missão Apollo 11

pelo então único canal de televisão; e de como eu corri para a janela tentando divisar os astronautas aos saltos na superfície da Lua, à semelhança das imagens que eram transmitidas pela TV.
Fica aqui a minha homenagem ao homem que não se deixou ofuscar pela glória ou pela fama após o feito que o poderia ter lançado para outros vôos políticos, que, aliás, sempre recusou. Como ele mesmo se intitulava, era apenas um "engenheiro nerd".


 E, ironia do destino, Neil Armstrong morre na semana em que é anunciada a 'queda' de um outro Armstrong, o Lance, que corre o risco de perder todos os seu titulos, devido a dopping...

... good lucky Mr Gorsky!


Sem comentários: